Quem sou

Zinho santos fotografia auto-retrato

Nasceu no Porto, cidade que ama e respira, há já alguns anos, em 1960. Profundo conhecedor de Portugal, que percorre de lés-a-lés de carro ou de moto desde 1980 sempre com as suas câmaras fotográficas e vídeo.

Tem tantas histórias para contar, seguramente muitas mais do que a idade. Falar da principal paixão não posso porque sou eu, mas posso falar da que me leva a escrever estas palavras, aquela que lhe (nos) dá a motivação para mudar de vida...

Fotógrafo desde 1987 quando teve a sua primeira Canon EOS 650, é reconhecido pela beleza das paisagens que capta e pela originalidade das suas fotos urbanas. Fotografou em Portugal com renomados fotógrafos internacionais e nacionais. Participou em várias exposições em Portugal e no estrangeiro e viu alguns dos seus trabalhos premiados e publicados em livro. Participou e organizou vários passeios e viagens tanto em Portugal como noutros países europeus.

A fotografia sempre esteve presente na sua vida e apesar de não ser um ganha-pão, era um alimento para a alma. Autodidata e profundo estudioso tornou-se um fotógrafo de mão cheia e as suas fotografias "falam". Este é o seu projeto, o de um ser humano tão bonito como as suas imagens. O gosto que sempre teve em dar prazer e bem-estar a todos aqueles que com ele partilharam viagens e que com ele viveram momentos belos é comovente. Tenho a certeza que será esse o sentimento quando vierem conhecer esta mui nobre e invicta cidade do Porto e se juntarem nesta nova etapa de criador de experiências.

Portugal e o Porto em particular correm-lhe no sangue, os seus olhos brilham quando nos embala com as histórias sobre esta cidade, estas gentes e esta luz tão única e tão especial. 

Adora partilhar tudo aquilo que aprendeu com grandes mestres da fotografia de viagens a quem deu a conhecer o Porto, Trey Ratcliff, Cradoc Bagshaw, Ralph Velasco e John Stanmeyer.

Fala fluentemente inglês, e entende-se em espanhol e francês (e adora o italiano)